Offline
SOSSÊGO NA CORRIDA PELO O SELO UNICEF
25/10/2019 19:43 em Últimas Notícias

 

 

 

Nesta quarta feira 23 na cidade de Campina Grande-PB a Secretaria de Ação Social Juranice Alves e representantes da secretaria de Educação e saúde do Município, participaram de mais uma etapa para a conquista do tão sonhado "Selo UNICEF" para o Município. Esses momentos são  essenciais para estruturar os caminhos do município rumo ao Selo UNICEF, uma vez que propõe um diagnóstico bem elaborado da situação das crianças e adolescentes da cidade.

 

O Município tem as temáticas de ações a serem cumpridas, nos guias descritos pela UNICEF. A Prefeita Lusineide Oliveira   elogiou o empenho da equipe e reforçou o seu compromisso em cuidar da população. “O meu desejo é de em 2020  apesar de todas as exigências  alcançarmos o selo. Sei que temos uma equipe com profissionais que são bastante competentes e responsáveis, que estão sempre empenhados em trabalhar por nossa cidade com bastante amor e zelo. Tenho visitado muitas comunidades e escutado os anseios da população. O caminho é esse, cumprindo o compromisso com todos, realizando projetos e colocando em prática os programas que serão executados ao longo dessa gestão.” Destacou a prefeita.

E acrescentou, Sossego tem crescido muito nos últimos anos, fomos um dos primeiros municípios a criar o Conselho Tutelar, trabalhamos muito com a ideia de investir no hoje das nossas crianças e adolescentes, pois elas precisam do hoje, o futuro é consequência do presente, as políticas públicas são voltadas ao atendimento das mães e das crianças desde da gestação e durante toda a vida das crianças e adolescentes, o sistema oferta desde exames laboratoriais e de imagem a todo acompanhamento, a secretaria de educação construiu creches que atendem crianças de 0 a 2 anos de idade, com o objetivo de formar cidadãos. buscamos parcerias para inserção tanto de adolescentes, como de crianças, nos grupos culturais e esportivos, ações que evitam crianças no álcool, na violência e o município tem colhido bons frutos, a secretaria de Assistência Social tem trabalhado na prevenção e por isso investe em profissionais capacitados para trabalhar com nossas crianças e adolescentes. dentre os profissionais contratados temos Educador Físico, monitores pedagógicos, professor de Educação Física, enfim buscamos melhorar todos os serviços com  crianças e adolescentes para que se possa garantir no futuro cidadãos de bem. E independente do Município ser contemplado ou não com o Selo, essas ações serão sempre realizadas, porque como gestora entendo sua importância do ponto de vista social, cultural, político e administrativo.” tudo para atender e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. e tudo isso Independem  do UNICEF, pois são ações que já realizávamos. Com a chegada deste, aprimoramos e organizamos as ideias“, concluiu Lusineide Oliveira.

 

Gestores  e representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência  e NUCA apresentaram as ações realizadas no município.O caminho é longo mas aos poucos o município tem calcado.

 

Sabe-se que muitas são as dificuldades para que adolescentes e jovens brasileiros tenham acesso a um emprego formal, com garantia de permanência e manutenção desse vínculo. E ao que parece, tais dificuldades são as mesmas daquelas vivenciadas em relação ao acesso e à permanência na escola. Os dois aspectos parecem estar intrinsecamente relacionados, numa relação de duplo reforço negativo. Ou seja, quem está fora da escola tem maiores dificuldades para iniciar a vida no mundo do trabalho de forma adequada e, de outro lado, quem inicia a vida no mundo do trabalho de maneira informal e inadequada acaba por ter também dificuldades e problemas para manter-se na escola.

 

Sendo assim, a busca por soluções e superação de tais dificuldades pode se dar igualmente de forma combinada e integrada, efetivando-se conjuntamente as duas esferas de direitos: a escolarização e a profissionalização. 

Educação e aprendizagem são direitos fundamentais de todos(as) os(as) crianças e adolescentes…

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!